sexta-feira, julho 28, 2006

Ciclovia

Se é verdade o que todos os médicos dizem sobre fazer exercícios, praticar ciclismo, natação etc. também é verdade que para manter o ritmo de atividade física com o ciclismo, que melhora a troca gasosa do nosso organismo, é preciso investir um bom dinheiro para se ter uma bicileta razoavelmente boa.
Eu tive a sorte de conseguir uma Sundown Leader TZ com quadro em alumínio Full Suspension, pedais Mountain Bike, freios V - Brake em alumínio e 21 velocidades.
Fiquei sabendo que uma dessas não sai por menos de R$650,00.
Até aí tudo bem. Eu tive sorte num trabalho realizado e pude comprar.
Mas quantas pessoas não conseguiram?
Sou partidário de uma campanha "Uma Bicicleta Para Todos".
Não que isso venha se sobrepor à "atendimento médico para todos" ou "segurança para todos", "educação e trabalho para todos".
Mas acho que o povo brasileiro faz mais do que juz às bicicletas.
E não só àquilo que já é obrigação legal dos governantes.
A questão ainda muito incipiente são as ciclovias.
Ainda há poucas nas cidades brasileiras.
Barbacena tem um ótimo projeto, só não sei se já está totalmente funcionando.
Curitiba tem boas ciclovias.
O Rio de Janeiro e São Paulo têm problemas de insegurança nas ciclovias, o que afugenta a maioria dos pedalistas pelo medo dos eventuais tiroteios.
No final das contas, seria muito bom a população ter acesso à bicicleta e também existirem mais e melhores ciclovias nas cidades brasileiras.
Eu vi a imagem de uma espécie de ciclovia dos sonhos e coloco aqui, bem ao lado.
Ahh... que sonho...