terça-feira, abril 21, 2009

Sarita e as Mudanças

Depois de algumas semanas, finalmente voltei a ter a oportunidade de estar com Sarita.
Eu estava querendo saber detalhes sobre a festa de maio.
Enquanto eu esperava, ela conversava com uma mulher de ar aristocrático bem perto de mim e foi inevitável ouvir o que diziam.
A mulher falava, com um tom meio de queixa, que não conseguia saber alguma coisa de alguém que eu não ouvi o nome.
Pareceu-me uma dessas pessoas que insistem em saber coisas da vida de outrem.
Sarita ouviu atentamente e depois falou em tom quase didático:

- Filha, preste atenção:
haviam dois irmãos que moravam perto e um deles estava sempre querendo saber onde o outro ia.
Sabe aquelas pessoas que gostam de ter a última palavra numa conversa? Que se comportam como se estivessem numa pequena disputa para ver quem ganha com as palavras?
Pois é... esse era o jeito do irmão curioso.
Ele perguntou ao irmão mais novo "aonde vai?". E o irmão respondeu "aonde meus pés me levarem".
Ele não satisfeito com a resposta e querendo saber mais, foi até o pai deles e reclamou.
O pai lhe disse para, da próxima vez, perguntar ao seu irmão "e se tu não tivesse pés?"
No dia seguinte ao ver o irmão saindo no prédio ele indagou: "aonde vai?"
O irmão respondeu "aonde o vento me levar".
Como isso o deixou sem poder fazer a outra pergunta, ele foi até a casa do pai de novo e disse que perdeu o duelo.
O pai aconselhou para, da próxima vez, perguntar "e se o vento parar?"
Novamente diante do irmão ele inquiriu "aonde vai?".
O irmão respondeu "ao mercado".
E ele sentiu que perdeu o jogo de palavras e sua curiosidade permaneceu.

Após essa última frase, a mulher olhou para Sarita e disse:
- Não sei se entendi.
Sarita mansamente explicou:
- Filha, se você ficar mudando junto com as mudanças, quanto mais correr mais vai se afastar. Não mude com as mudanças, porque os modos de mudar têm seus limites. Mas os modos de permanecermos os mesmos são infinitos.

Enfim eu consegui um longo abraço antes desse feriadão e saber mais sobre a festa prevista para maio.
E, obviamente, pensei em postar aqui essa ilustração que Sarita usou.

53 Canetadas:

quarta-feira, abril 22, 2009 9:34:00 AM, Blogger Laura Bourdiel disse...

Olá! Obrigada pela visita ao Mundo Aparte. Seu blog é muito interessante, bons textos, meus parabéns!
Vou te adicionar nos meus links ok?

¡hastá!

 
quarta-feira, abril 22, 2009 12:49:00 PM, Blogger Paty Peralta disse...

Adorei os textos e quanto ao link do meu , obg por me avisar já consertei !
Beijos

 
quarta-feira, abril 22, 2009 7:56:00 PM, Anonymous Anônimo disse...

Pensando aqui nas mudanças. Não temos que acompanhá-las, mesmo pq elas acontecem naturalmente sem que precisemos pensar nelas. Acompanhemos o curso. Que venham as mudanças em suas infinitas formas pra nos mantermos vivos.

Bjos moço!Tarci
http://ment-insana.blogspot.com

 
quinta-feira, abril 23, 2009 8:41:00 AM, Anonymous Anônimo disse...

Tenho como máxima a frase: "as pessoas não mudam", até porque já vivi algumas situações assim...
Abraços moço.

 
quinta-feira, abril 23, 2009 11:32:00 AM, Blogger Paloma disse...

Muito gostei da "parábola", principalmente desta pequena verdade:

(...)Mas modos de permanecermos os mesmos são infinitos.Abraços!
E muito obrigada pela visita :)

 
quinta-feira, abril 23, 2009 12:55:00 PM, Blogger SILVANA PEDRINI disse...

Olá, hj estou aqui só de passagem para agradecer seu comentário e força lá no blog. Agora vou te acompanhar, assim poderei estar por dentro das novidades.
abraços

 
quinta-feira, abril 23, 2009 2:13:00 PM, Blogger Ricardo Valente disse...

Gostei da Sarita, podia fazer dela minha guru! Abração, belo post!

 
quinta-feira, abril 23, 2009 2:47:00 PM, Blogger Poeta Mauro Rocha disse...

Ola!! Obrigado pela visita, não estou triste, é apenas exercicio de escrita.Gostei da Sarita.

Um abraço!!

 
quinta-feira, abril 23, 2009 3:01:00 PM, Blogger Claudinha ੴ disse...

Olá, vim agradecer a visita e conhecer seu espaço. Vejo que Sarita disse "tudo" ao analisar as mudanças! Muito bom!
Abraço!

 
quinta-feira, abril 23, 2009 4:23:00 PM, Blogger Simplesmente Ser disse...

Grato pela visita e o coment em meu blog, gostei muito do seu espaço, voltarei sempre, bjos.

 
quinta-feira, abril 23, 2009 5:11:00 PM, Blogger Menina do Rio disse...

As circunstâncias mudam, nós não. Sarita é sábia!

Te deixo um beijinho e fica bem.
Vou te add aos meu favs e assim posso acompanhar teus novos posts

 
quinta-feira, abril 23, 2009 5:40:00 PM, Blogger By Me disse...

UMA SARITA ESPERTA!

BEIJO Ó MIÚDO

 
quinta-feira, abril 23, 2009 5:54:00 PM, Blogger Ston disse...

Sarita é massa. Gostei do seu blog. Serei frequente.
Inté!!!

 
quinta-feira, abril 23, 2009 6:21:00 PM, Anonymous Anônimo disse...

Muito interessante
seu blog,
voltarei por aqui ...

abraços literários
Marco

 
quinta-feira, abril 23, 2009 7:15:00 PM, Blogger O Antagonista disse...

Muito bom... Sarita rules!

Valeu1

 
quinta-feira, abril 23, 2009 8:05:00 PM, Blogger Nathália E. disse...

Abraço é booom.
Longo então... Melhor ainda.

Beijo!

Ps.: Menino, no final da postagem tem escrito "Leia mais...". Clica ali que você vai matar a curiosidade. Hahaha

 
sexta-feira, abril 24, 2009 5:17:00 AM, Blogger Laura disse...

Olá moço. Vim apenas deixar meu abraço e só li um pouco. Logo, com mais calma, leio de uma assentada..Fui descendo e gostei do que vi e li. Um beijinho da laura..

 
sexta-feira, abril 24, 2009 5:45:00 AM, Blogger Lúcia Machado disse...

Olá, obrigada pela visita :)

Então já somos dois "ridículos" :D num Mundo cheio de coisas boas...como o estar apaixonado :P

Quanto ao texto, gostei imenso a Sarita parece ser uma pessoa sábia :)

Bom fim-de-semana :)

 
sexta-feira, abril 24, 2009 8:07:00 AM, Blogger susana disse...

Humm estou a ver que a Sarita é uma mulher com sabedoria.

Obrigada pela visita no meu cantinho, volte mais vezes :))

Que um anjo te ilumine
Beijo

 
sexta-feira, abril 24, 2009 8:30:00 AM, Blogger Mauri Boffil disse...

Realmente... Qual o verdadeiro motivo de se afastar se o destino seria aquele mesmo?
Obrigado pela visita, um abração e, sem querer citar Schwazenegger, I'll be back!

 
sexta-feira, abril 24, 2009 12:10:00 PM, Blogger .: Denise :. disse...

hum...adorei o blog.
ao ler o que sarita disse, não sei pq, mas me lembrei de virginia wolf.


bjs

 
sexta-feira, abril 24, 2009 12:24:00 PM, Blogger Bárbara Stracke disse...

Opa! obrigada pela visita! volte mais vezes, fuce à vontade!

Gostei do seu blog e espero ver a ilustração da Sarita.

Add!

bjz

 
sexta-feira, abril 24, 2009 5:00:00 PM, Blogger Faces de Mulher disse...

Que bom estar aqui...
Seu blog é interessante...
Conquistou-me...
Um lindo fim de semana...
BJKS...
Chrys
;)

 
sexta-feira, abril 24, 2009 5:21:00 PM, Blogger Dois Rios disse...

Somos seres mutáveis. Mudamos naturalmente com a experiência, com a maturidade, com a dores sofridas e as alegrias vividas. O que não podemos é mudar o ritmo da vida que nos toca viver porque certamente atropelaremos quem estiver ao nosso redor.
Gostei da reflexão de Sarita. Gostei do seu blog. Gostei também da sua visita.

Um grande beijo,
Inês

 
sexta-feira, abril 24, 2009 7:55:00 PM, Blogger Debora Giangiarulo disse...

Que agradavel conscidencia os nossos textos sobre mudança...
Gostei: não mude com as mudanças.
Ser flexível é necessário para sobreviver, mas sempre mantendo quem é você.
O bloco fica sempre muito feliz com a sua visita...
Um beijo!

 
sábado, abril 25, 2009 1:17:00 AM, Anonymous Anônimo disse...

bela reflexão!

abraços.

 
sábado, abril 25, 2009 8:28:00 AM, Blogger Amita disse...

Patente, a sabedoria da mensagem numa bela construção de um conto.
Por cá, o Poeta em outro contexto e época cantava: "mudam-se os tempos, mudam-se as vontades... o mundo é feito de mudanças..."
Grata pela pela passagem pelo meu canto, pelas palavras e por me dares acesso a este belo espaço.
Daqui, neste dia que Abril floriu, te mando um carinhoso abraço

 
sábado, abril 25, 2009 12:44:00 PM, Blogger Ju disse...

Obrigada pela visita e pelo comentário!
Bjos!!

 
sábado, abril 25, 2009 4:01:00 PM, Blogger Mari disse...

Yussef

Magníficos seus posts...parabéns!Realmente "os modos de permanecermos os mesmos são infinitos."

Abraço e obrigado pela visita.Apareça sempre!

 
sábado, abril 25, 2009 4:48:00 PM, Blogger  disse...

Legal e obrigada pela visita. =]

 
sábado, abril 25, 2009 6:11:00 PM, Anonymous Anônimo disse...

olá adorei seu blog. E obgda pela visitinha vou acompanha-lo. Um otimo fds!!!

 
sábado, abril 25, 2009 7:07:00 PM, Anonymous Anônimo disse...

Yussef,
Adorei a forma como contou a história.
Bela mensagem também!
Vou dar masi uma olhada por ai.

Obrigada pela visita e pelo comentário animador.
Espero que o Tigre vença mais essa batalha com a doença.
abraço

p.s. vc gosta de gatos? Tem gato?

 
sábado, abril 25, 2009 10:58:00 PM, Blogger Fernanda Magalhães disse...

Sarita foi muito inteligente...Diria sábia.

Adorei o conto, continue escrevendo vc tem talento.


Bjos de luz!

 
domingo, abril 26, 2009 4:01:00 PM, Blogger Camila Rodrigues disse...

A-DO-REI o teu blog!
Tu escreve muito, man! :D

 
domingo, abril 26, 2009 11:01:00 PM, Blogger Menino Dieke disse...

"Não mude com as mudanças, porque os modos de mudar têm seus limites"

depois dessas palavras não posso dizer nada!! elas já dizem tudo o que eu queria dizer...

 
segunda-feira, abril 27, 2009 10:25:00 AM, Blogger Mônica disse...

Bem filosófica essa ilustração, gostei!

Obrigada pela visita e apareça sempre.

Abraço.

 
segunda-feira, abril 27, 2009 11:18:00 AM, Blogger Verônica Carleti disse...

Olá!!!! vem agradecer a visita!!!
é sempre bom receber novos amigos...
tava refletindo sobre o nome do seu blog...uma adaga e uma palavra são duas armas...podem tanto ferir quanto salvar...ferir um coração...salvar uma vida...
Muito legal...
Parabéns!!!!!

 
segunda-feira, abril 27, 2009 2:16:00 PM, Blogger Lou disse...

Olá, obrigada pela visita!

Bem interessante mesmo a parábola. E às vezes a gente faz tanto esforço pra mudar, né?

Beijos

 
segunda-feira, abril 27, 2009 2:20:00 PM, Blogger Luciana disse...

Olá,

Primeiro obrigada pela visita ao meu Blog, gostei muito, sobre o teu comentário na época eu não cheguei a ver a entrevista do Tim Burton, mas achei interessante o que tu comentou será que a lenda é verdadeira?

Achei o teu Blog bem interessante, adoro conhecer Blogs e fazer novas amizades.



Abraços e uma ótima semana

Luciana

 
segunda-feira, abril 27, 2009 11:36:00 PM, Blogger Nanda Assis disse...

adorei estar aqui,

bjosss...

 
terça-feira, abril 28, 2009 12:42:00 AM, Blogger Only feelings disse...

Brigado pela visita ao meu blog... adorei seu post! Seja sempre bem vindo! =D

 
terça-feira, abril 28, 2009 12:52:00 PM, Anonymous Anônimo disse...

tinha dias que não visitava seu blog, hj, do nada, lembrei-me dele, e deparo com este texto.
algo que eu realmente precisava ler
Parabéns, a vc e a Sarita.

abraços.

 
terça-feira, abril 28, 2009 6:25:00 PM, Blogger D.J. Dicks disse...

Que bom saber que sarita é real, gosto de mulheres assim, até me alivia o coração, utimamenteso acho mulheres frivolas.

 
terça-feira, abril 28, 2009 7:34:00 PM, Blogger Loira e Morena disse...

To passando pra agradecer a visita ao nosso blog e convida-la para aparecer mais vezes!

Beijaooo da Morena!

 
quarta-feira, abril 29, 2009 1:09:00 PM, Blogger Flavia Melissa disse...

Deus abençoe Sarita e a lição que ela me deu no dia de hoje!
Obrigada, Yussef, pelas palavras e pela visita!

 
quarta-feira, abril 29, 2009 1:13:00 PM, Blogger Flavia Melissa disse...

gostei tanto que te adicionei lá no meu cafôfo.
adoro gratas surpresas!

 
quarta-feira, abril 29, 2009 6:57:00 PM, Blogger Juliana Skwara disse...

-Sabe como é, atualmente todos precisamos de doses de paciência.
Concordo com vc, tô dando uma de baronesa, fazer mal eu não faço
sarita é interessante e envolvante
rsrssr
Abraços

 
sexta-feira, maio 01, 2009 5:17:00 PM, Blogger Gabi disse...

Sarita parece uma versão feminina e moderna de Jesus, hahaha.
Adorei aqui!

Beijos

ps: não faço a menor ideia, só apareceu isso lá no meu ;s

 
sábado, maio 02, 2009 3:34:00 PM, Blogger D.J. Dicks disse...

valeu pelo comentari no blog, a foto é da Kate Moss no clipe i just do Know I to do with myself do White Stripes, mas deu um trabalhao pega do clipe e deixar naquele efeito.

 
domingo, maio 03, 2009 3:01:00 AM, Blogger Luna disse...

Interessante... gostei do que li....

e espero q vc goste do que eu irei escrever... como estou só comessando os primeiros testos vão ficar meios ruinzinhos mas... estarei melhorando sempre...

Continue postando...


Beijos bom find..

 
domingo, maio 03, 2009 8:38:00 PM, Blogger Ígor Andrade disse...

Agradeço a visita. Volte sempre.
Abraço!

 
terça-feira, maio 05, 2009 5:35:00 PM, Blogger Samantha Fernandes disse...

Amei o blog!!!
Comentários a parte, Sarita é uma filosofa!!!
rsrsrsrsrsrsrsrsrsrs
Muito legal mesmo!
Amei principalmente este trecho:
"se você ficar mudando junto com as mudanças, quanto mais correr mais vai se afastar. Não mude com as mudanças, porque os modos de mudar têm seus limites. Mas os modos de permanecermos os mesmos são infinitos."
Sei lá, me remete a coisas como Alice no País das maravilhas e tmb no país dos espelhos. Além de me lembrar o devir etérno de Heráclito, a gente muda tanto com as mudanças que a gente perde nossa identidade...
Sei lá...
Maravilhoso, fascinante, amei, amei!!!

 
quinta-feira, maio 14, 2009 1:49:00 PM, Anonymous Julieta Garcia disse...

Sarita sabe das coisas! =D rsrs Gostei muito do teu blog. Parabéns!

 

Postar um comentário

<< Voltar para Página Principal