terça-feira, março 10, 2009

O Povo das Estrelas - Parte I

Não conheço nada mais belo e sensual de ver do que a dança cigana.
Todo cigano adora dançar.
A dança é importantíssima para a vida dos ciganos.
Não é uma dança estereotipada.
É um movimento totalmente livre e puramente sensorial e emotivo.
É sim um momento de alegria, de festa, de celebração.
Até porque a vida dos ciganos é muito difícil.
O termo flamenco vem do árabe fellahu e mengu que significa "o camponês errante".
A palavra flamenco deve ser entendida como "pessoa sem posse de terra".
O bom da dança flamenca é que não há limite de idade para praticar.
Nesta dança os movimentos são baseados da cintura para cima, meneios de ombros, inclinação da cabeça, giro de punhos e mãos, postura ereta, braços à frente do corpo ou acima da cabeça e movimentos que sejam sempre circulares.
Hoje em dia, apesar da discriminação de séculos contra o povo cigano, já há vários locais que pretendem ensinar a dança cigana aos gadje (pessoas não-ciganas).
Eis um video da dança.




Muito... mas muito mesmo... me orgulha isso tudo.

~8-)

7 Canetadas:

quinta-feira, março 12, 2009 7:32:00 PM, Blogger Andréia Pires disse...

adoro esse assunto. :)
pode linkar o solstícios a vontade. quem te indicou? de onde tu és? abraço.

 
sexta-feira, março 13, 2009 6:51:00 PM, Blogger Equilibrista disse...

Isso me lembrou Sidney Magall e eu não gostava quando ele dançava assim.. rs.
Mas uma mulher dançando é diferente e realmente sensual.

Obrigada por visitar o Equilibrio Bambo. Não faço troca de links, mas pode me linkar se quiser.

Abraço.

 
sábado, março 14, 2009 5:58:00 PM, Blogger José Luiz disse...

Belo texto, amigo. Obrigado pelo comentário em meu blog (palavraseideais). Pode ficar à vontade para colocar o link.
José Luiz

 
quarta-feira, março 18, 2009 5:28:00 PM, Blogger CHRISTINA MONTENEGRO disse...

Não vi o vídeo, mas tenho amigos craques nessa dança; dançar é sempre bom.MUITO obrigada por seu comentário! Diga isso às editoras quandotiver oportunidade!...rsrsrsrsrs...
Volte sempre!
Vou voltar, também, ok?
BJS!

 
domingo, março 22, 2009 1:48:00 PM, Blogger Marina disse...

Também acho linda a dança cigana. Foi uma das coisas que mais me encantou na mini-série Capitu, da Globo. A música e a dança.

Gostaria de aprender, mas por aqui não achei ainda.

Abraço, Yussef.

 
segunda-feira, março 30, 2009 6:50:00 PM, Blogger Marta disse...

Bonito!

 
sexta-feira, abril 03, 2009 6:50:00 PM, Blogger Carolina Graziadei disse...

Não posso negar que também sou louca por esta dança, mas principalmente por este povo maravilhoso. Os ciganos são ricos em cultura e tradição, o que me fascina. Adorei o post e espero que tu volte sempre, ao meu blog.

Abraços.

 

Postar um comentário

<< Voltar para Página Principal