domingo, junho 29, 2008

Mulheres de Cabul

Fiquei meio que surpreso com a maneira como as mulheres de países como o Afeganistão encaram a burka e tudo o que nós imaginávamos que ela representa.

Na verdade, hoje com o regime do Talebã sem grandes poderes por lá, a maioria das mulheres prefere continuar a usar a burka.
Isso me fez pensar que nós do ocidente, não tínhamos compreendido de maneira clara o que a burka significa para as mulheres de Cabul.
Se durante o regime Talebã a burka representava o exacerbamento da condição inferior com que as mulheres eram tratadas por lá, ficamos nós a imaginar que a derrota do Talebã acarretaria a aposentadoria imediata de todas as burkas.
Erramos.
Eu pelo menos errei.
Antes era uma espécie de castigo, de índice de dominação.
Agora é uma espécie de salvaguarda; quase uma garantia de poder circular quando alguns fanáticos, incluindo alguns mujahedin circularem pela cidade.
De fato, a burka dá um tipo de proteção àquelas mulheres, permitindo que elas possam circular pelas ruas sem terem seus rostos vistos, logo, sem serem importunadas.

A vida muitas vezes nos mostra situações aparentemente contraditórias.
Aquilo que é considerado inimigo hoje, poderá ser um aliado amanhã.
O que dita a significância sobre o mesmo ponto acaba sendo o contexto.

Espero que um dia as mulheres do Afeganistão possam realmente escolher se querem ou não continuar usando a burka, mas por vontade individual delas.

2 Canetadas:

segunda-feira, junho 30, 2008 7:04:00 PM, Anonymous Anônimo disse...

oi
gostei muito desse post
nós mulheres ainda vivemos com algum atrazo.
Vou botar no ar meu blog tbm
depois mando ender
abraços

Luanna =*

 
terça-feira, julho 01, 2008 7:31:00 AM, Blogger K- disse...

Amore, conseguiu captar a essência da culturalidade de um povo. Algumas vezes nos apegamos a hábitos e costumes que ignoramos ou desconhecemos o significado, mas que sem eles não nos reconheceríamos como pessoas.

Parabéns! Beijos...

 

Postar um comentário

<< Voltar para Página Principal