sexta-feira, dezembro 22, 2006

Ruindows Vista

O novo Windows que foi lançado corporativamente em 30-11-2006, foi anunciado com lançamento pra usuários domésticos para o dia 30-01-2007.
Parece que vivem brincando de empresa de informática.
O Windows XP, conhecido no meio como "xuxa-parque" foi sucedido pelo Windows Vista, já conhecido como "windows-biba".
Brincadeiras à parte, o Vista já vem como um produto prometendo alguns problemas para o usuário.
Começa que o hardware nosso de cada dia terá que ser muito bem atualizado.
Lá vai dinheiro em upgrade.
Alguns requisitos pra funcionar: 1 giga de memória RAM; placa de video com 128MB; 15 gigas de espaço livre de HD; processador acima de 1 GHz.
Complemente-se que só aceita o Office 2007. Aquele 2000 ou XP... pode aposentar se quiser insistir em usar o Vista.
Soma-se a isso o fato de que as licenças só são válidas por 180 dias e terão que ser revalidadas, recebendo nova chave de ativação.
Isso vale pro Office 2007 também.
Verificação cada vez mais amiúde do serial instalador e chave de ativação mutante.
Que isso vai inibir a pirataria, vai.
Mas quanto vai custar ?
Daqui a pouco teremos que comprar um HD só para o windows.
Isso é um absurdo.

Andei me perguntando se os usuários domésticos terão gás financeiro pra trocar a arquitetura do seu micro.
E também pra encarar a possível compra do software.
Nesse caso, é Windows, mais Office, mais um antivírus.
Caramba!
Que despesa enorme.
Eu tenho vários amigos que rodam bem um Pentium III em cima de uma placa tipo TUA266 ou CUV4X da Asus, ou uma M758 da PcChips.

Agora um detalhe: no lançamento desse windows para as empresas, já foi identificado 3 falhas grosseiras de segurança .

Depois disso, só me resta dizer que é uma delícia quando a gente sai das trevas e vai à luz.
Eu tô absolutamente confortável com o Ubuntu.
Não custa nenhuma fortuna; já vem com OpenOffice completinho; e não tenho que investir um dinheirão em antivírus.
Há excelentes opções sem essa problemática toda: Slackware 10.1; Debian 3.1; Fedora 6, e até um brasileiro muito bom chamado Kurumim.

Depois de todas essas exigências de custo, só me resta terminar com uma frase:

Windows Vista. O seu passaporte definitivo para o Linux.
.

2 Canetadas:

domingo, dezembro 24, 2006 3:35:00 AM, Anonymous Anônimo disse...

de acordo.
no meu trabalho mudaram tudo pro Mandriva.
no começo reclamei
mas rapidinho acostumei e mudei o meu micro de casa pra Mandriva tb.

Julio

 
quinta-feira, dezembro 28, 2006 11:28:00 AM, Anonymous Anônimo disse...

puxa,
tô vendo que vou ter que me atualizar
sabe se o novo windows trabalha com office 2003 ?

ronaldo

 

Postar um comentário

<< Voltar para Página Principal