sexta-feira, abril 28, 2006

Imposição Sobre a Nossa Renda

O próprio nome Imposto de Renda é uma grande piada que aplicam em todos nós.
Primeiro porque o salário de 90% dos brasileiros está muito aquém do status de Renda.
É só um salário mesmo. E muito muquirana. Mal dá pra se viver, torcendo pro mês acabar antes, ou pelo menos junto, do salário.
Segundo porque o retorno social que todo imposto tem que concretizar é quase zero no Brasil.
É claro que o retorno existe. Mas só para a tchurma dos que recebem incentivo fiscal até pra comprar carro. Sempre dizem que é para investir e gerar empregos. Sei, sei... Alguém conhece um único exemplo real desse? Eu não sei de nenhum.
Terceiro porque cria-se uma infinidade de embaraços e dificuldades de interpretar o emaranhado de regras, códigos e dogmas para o que deveria ser um simples preenchimento de uma declaração. Obviamente que isso é de interesse da arrecadação, pois os erros justificam jogar um trabalhador na tal malha fina.
Talvez haja uma conspiração entre contabilistas e o Imposto de Renda. Pois os dois sempre ganham muito na época da declaração.

Agora imaginem que estou numa plataforma aqui entre Campos e Macaé, tentando digitar e enviar minha sofrida declaração de imposto de renda, num laptop, torcendo pra conexão não desabar e com o cheiro do mar já me incomodando.

O quê mais eu poderia pedir à vida, né?

Exceto o poder de tributar a própria Receita Federal... nada.